fbpx

Sensibilidade nos dentes

clareamento
Clareamento Dental
8 de novembro de 2017
saúde bucal dos pequenos
A saúde bucal dos pequenos na quarentena é muito importante
8 de julho de 2020
Exibir tudo

Sensibilidade nos dentes

Sensibilidade nos dentes – Com informações da Associação Brasileira de Odontologia:
Cerca de 30% da população brasileira sofre de sensibilidade dentária. Três em cada 10 pessoas no Brasil sofrem de sensibilidade dentária. A desagradável dor no dente ao comer algo muito gelado, quente, doce ou ácido é o principal problema bucal do Brasil, e seus causadores são diversos.

Antes de falar dos causadores, é preciso entender como ocorre a sensibilidade nos dentes.

“Devido à erosão do esmalte do dente ou retração gengival, ocorre a exposição da parte interna da estrutura do dente, que é a dentina e seus túbulos dentinários, região extremamente sensível dos dentes”, explica a dentista Helenice Biancalana, diretora do Departamento de Prevenção da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD).

A erosão do esmalte do dente ou retração gengival pode acontecer por diversos motivos, como traumas durante a escovação, cáries, e até mesmo por problemas sistêmicos, como refluxo gástrico, bulimia e outras condições que expõem os dentes a ácidos presentes no estômago. “A sensibilidade está sempre atrelada a algum problema que está acontecendo, não é algo fisiológico, natural”, ponderou a dentista Thais Azevedo, da GSK, farmacêutica dona da marca de creme dental Sensodyne.

O problema bucal não é atrelado à idade, muito menos à genética.

O que acontece é que, com o passar dos anos, ocorrem diversos “desequilíbrios” em nossa boca, que culminam na erosão do esmalte e na retração gengival. “Pode ser uma série de hábitos, como escovação com muita força, mastigar de só um lado, uso de aparelho. Seria impossível passar a vida inteira sem qualquer um destes desequilíbrios.”

E o que nossa alimentação tem a ver com isso?

Apesar de não ser a maior causadora da sensibilidade, a alimentação pode agravar o problema. De acordo com Biancalana, ingerir alimentos ou líquidos que possuem pH muito baixo (alimentos ácidos) podem provocar o desgaste na superfície do esmalte, muitas vezes chegando até a dentina. “A orientação é ter controle na dieta alimentar e não ingerir estes alimentos com alta frequência”, sugeriu.

A diretora do Departamento de Prevenção da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas citou alguns alimentos ácidos que podem agravar a situação, veja:

1. Cerveja (pH 4,0 – 5,0)

2. Tomate (pH 3,7 – 4,7)

3. Maçã (pH 3,8)

4. Catchup (pH 3,7)

5. Refrigerante (pH 2,7)

6. Vinagre (pH 2,4 – pH 3,3)

7. Café (pH 2,4 – 3,3)

8. Limão (pH 2,2)

Como evitar o problema?

Cerca de 30% da população brasileira sofre de sensibilidade dentária, de acordo com o último estudo encomendado pela Sensodyne. Para amenizar este quadro, dentistas sugerem controle na escovação, sempre com escovas de cerdas macias e extra macias e cremes dentais menos agressivos e com flúor e nunca realizar as conhecidas “misturinhas” caseiras que prometem clarear os dentes com produtos domésticos, como o bicarbonato.

Além disso, é preciso entender a principal causa do problema, que pode ser uma simples cárie, bruxismo ou mesmo emocional.

“O que muitas vezes acontece é que as pessoas vão deixando pra lá, acham que é normal, apenas evitam comer alimentos que desencadeiam a hipersensibilidade, mas não tratam. E isso é um grande problema”, alerta Thais Azevedo. “Em alguns casos, a dor só desaparece após muitos anos”.

Então, caso você sofra de sensibilidade dentária, a melhor saída é procurar um dentista. “É fundamental a visita periódica ao cirurgião-dentista que poderá diagnosticar e indicar o melhor tratamento para prevenção da erosão dentária e retrações gengivais”, finaliza Helenice Biancalana, diretora do Departamento de Prevenção da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas.

Gostou da ideia? Então agende sua consulta com um de nossos especialistas. Clique aqui.

 

(Fonte: Huffpost)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *