Páscoa saudável: como cuidar da saúde dos dentes durante esse período?

A SAÚDE BUCAL PREVINE DOENÇAS
16 de março de 2023
Exibir tudo

Páscoa saudável: como cuidar da saúde dos dentes durante esse período?

Quem pensou em chocolate, acertou!

Não tem como separar essa data dos doces, especialmente no caso das crianças. Mas, será que é possível consumir chocolate e manter o cuidado com os dentes?

Em primeiro lugar, é importante entender como o consumo de chocolate pode afetar a saúde dos dentes, sim! Isso acontece porque o chocolate é rico em açúcar, que é um dos principais causadores de cáries dentárias.

Por isso, quando consumimos alimentos ricos em açúcar, as bactérias presentes na boca se alimentam desse açúcar e produzem ácidos que corroem o esmalte dos dentes, causando cáries.

DEFINA HORÁRIOS PARA CONSUMIR O CHOCOLATE

Ficar sem chocolate nessa época é muito difícil, por isso a sugestão para minimizar os danos causados aos dentes é evite comer chocolate em excesso e tentar consumi-los em pequenas porções, após as refeições principais, para minimizar os danos ao esmalte dos dentes.

Além disso, é importante evitar consumir chocolate durante à noite, porque nesse período o fluxo de saliva costuma ser menor e prejudica na limpeza dos dentes, deixando os dentes mais expostos à ação das bactérias.

ESCOLHA CHOCOLATES MAIS AMARGOS

Para evitar problemas dentários durante a Páscoa, é importante fazer escolhas mais saudáveis na hora de escolher os ovos de chocolate.

Assim, prefira ovos com maior teor de cacau, que são menos açucarados e mais saudáveis para os dentes, ou seja, escolha o chocolate meio amargo ou amargo para a sua Páscoa.

Além disso, é importante evitar chocolates e ovos de páscoa muito recheados que grudam nos dentes, porque esse tipo costuma “colar” na estrutura dos dentes e se tornar mais difícil para ser removido completamente.

Se você usa aparelho, fique atento!

Neste caso, os cuidados precisam ser redobrados, principalmente com os tipos de chocolates que você vai consumir,  porque  os mais grudentos e açucarados, além de facilitarem o desenvolvimento de cáries, eles também podem prejudicar o próprio aparelho. Se esse é o seu caso, é importante que você converse com o seu dentista para escolher o chocolate menos prejudicial para você.

REDOBRE OS CUIDADOS COM A HIGIENE BUCAL

Higiene bucal cabe em qualquer lugar, principalmente na Páscoa!

Cuidar dos dentes e ter uma boa rotina de escovação já deveria ser um hábito, mas sabemos que às vezes, seja pela correria do dia a dia, ou pela própria falta de tempo, muitas pessoas acabam esquecendo de escovar os dentes após as refeições.

Se você costuma fazer isso, cuidado!

Esse mau hábito é o grande vilão dos dentes, especialmente quando a pessoa consome muito doce ou chocolates grudentos, porque esses restos de alimentos se acumulam e geram tártaros, cáries e até mesmo outros problemas odontológicos mais graves, podem inclusive levar a perda do dente.

Por isso, independentemente do chocolate estar presente ou não no seu cardápio, é importante reservar um tempo após as refeições para cuidar dos seus dentes e da saúde bucal, incluindo o uso do fio dental e do enxaguante bucal recomendado pelo seu dentista.

VISITE O SEU DENTISTA REGULARMENTE

Não adiante, por mais que a gente cuide dos nossos dentes, é extremamente importante ter um acompanhamento odontológico para garantir que tudo esteja bem com a nossa saúde bucal.

Na Integrare você encontra profissionais capacitados para cuidar dos seus dentes e da sua saúde bucal sempre que você precisar, oferecendo as melhores soluções e tratamentos para o seu caso

Portanto, seja durante a Páscoa, ou em qualquer outra época do ano, a prevenção e o acompanhamento odontológico é sempre a melhor escolha. Conte sempre com a Integrare, agende agora uma consulta!