Sua gengiva fica inchada com frequência? Tome cuidado!

saúde bucal dos pequenos
A saúde bucal dos pequenos na quarentena é muito importante
8 de julho de 2020
Colocar aparelho na quarentena blog
Colocar aparelho na quarentena. Boa ideia ou furada?
9 de julho de 2020
Exibir tudo

Sua gengiva fica inchada com frequência? Tome cuidado!

gengiva fica inchada

Se sua gengiva fica inchada com frequência você tem que tomar cuidado. Isso pode ser sinal de que sua higiene bucal não está sendo realizada corretamente ou até mesmo que você está passando por alterações hormonais.

Mude hábitos

Uma das principais causas para inchaço da gengiva é o hábito de fumar. Então, se você ainda fuma, está na hora de parar! E não é só cigarro. Qualquer produto com tabaco está propenso a desenvolver alguma doença na gengiva. No entanto, a maior causa do inchaço é o acúmulo de placa bacteriana, ocasionado pela má higienização bucal. Então é importante escovar os dentes da maneira correta e usar fio dental. Lembre-se, ainda, de trocar a escova de dentes periodicamente!

Cuide de alterações hormonais

Alterações hormonais também podem ser a causa da sua gengiva inchada. Durante a puberdade, a menstruação, a gravidez e a menopausa, por exemplo, há um crescimento na liberação de hormônios que aumentam o fluxo sanguíneo para o tecido, o que acaba ocasionando o inchaço. Além disso, aftas e machucados na gengiva também são capazes de desenvolver o problema.

Caso você perceba que está com a gengiva inchada ou algum outro sinal como sangramento ou flacidez na região, procure um dentista para que ele avalie as causas do problema. Uma gengivite, por exemplo, você irá precisar de uma limpeza de tártaro. Já se a questão for o fumo ou falta de higienização bucal apropriada, o dentista irá ajudar a rever seus hábitos.

Você quer saber como escovar o dente corretamente?

1 – Colocar pasta de dente na escova que pode ser manual ou elétrica;
2 – Encostar as cerdas da escova na região entre a gengiva e os dentes, fazendo movimentos circulares ou verticais, da gengiva para fora, e repetindo o movimento por cerca de 10 vezes, a cada 2 dentes. Este procedimento também deve ser feito na parte de dentro dos dentes, e, para limpar a parte de cima deles, deve-se fazer um movimento de vai-e-vem.
3 – Escovar a língua fazendo movimentos para trás e para a frente;
4 – Cuspir o excesso de pasta de dente;
5 – Bochechar um pouco de enxaguante bucal para finalizar, por exemplo, para desinfetar a boca e eliminar o mau hálito. No entanto o uso de enxaguante bucal não deve ser feito sempre, pois o seu uso constante pode desequilibrar a microbiota normal da boca, o que pode favorecer a ocorrência de doenças.

Clique aqui e agende sua consulta