bruxismo-leitura-corporal

Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertas dos dentes durante o sono. A pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves pode ocorrer problemas ósseos, na gengiva e na articulação de mandíbula. Possivelmente, a disfunção está ligada a fatores genéticos, a situação de estresse, tensão, ansiedade, ou é problema físico de oclusão ou fechamento inadequado da boca, por exemplo.

Os Sintomas do Bruxismo são:

• Dor de Cabeça (é o sintoma mais comum do bruxismo)
  • Dor e zumbidos no ouvido
  • Dor no pescoço
  • Dor da mandíbula
  • Dor nos músculos da face (por causa do esforço realizado pelos músculos)
  • Estalos ao abrir e fechar a boca
  • Alterações do sono

Na maioria das vezes, a pessoa só sabe que é portadora de bruxismo, se alguém lhe contar o que presenciou enquanto ela dormia, ou quando procurar assistência médica ou odontológica, porque os sintomas já se instalaram. Não se conhece, ainda um tratamento eficaz para curar o bruxismo. Medicamentos ansiolíticos são uteis para o controle dos quadros de estresse e ansiedade que podem estar associados. As recomendações para evitas este problema é consultar seu dentista com regularidade, procurar não mascar chicletes ou mordiscar sistematicamente objetos duros, fazer exercícios (a pra regular de atividade física ajuda a controlar o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o apertar dos dentes) e não esquecer de colocar a placa interoclusal antes de dormir.