7 mitos sobre cuidados com os dentes.

medo-de-dentista-e-os-adutos

Cuidar dos dentes é uma questão de saúde e estética. No entanto existe muita informação errada circulando. E pode ser que você esteja fazendo algo de errado na sua rotina de higiene bucal, por acreditas nestes mitos odontológicos.

Hoje vamos listar 7 mitos mais populares sobre o tema:

1.Quanto mais escovar os dentes, melhor;

O que importa é a qualidade e não a quantidade. Não importa escovar muito,se escovar mal. O número mínimo de escovadas é três vezes ao dia.

2.Clareamento dental sensibiliza e\ou enfraquece os dentes

O clareamento feito em consultoria, com orientação necessária não faz mal aos dentes. Porém algumas pessoas tem os dentes naturalmente sensíveis devido a presença de trincas na superfície em casos que a raiz está exposta. Neste caso o clareamento trará maior sensibilidade. E o que enfraqueça os dentes são clareamentos caseiros, com substancia inadequada, como por exemplo o limão

3.É preciso usar sempre bastante creme dental

A responsável pela limpeza é a escova de dentes, e não o creme dental. A pasta aplicada a escova pode ser em pequena quantidade

4.O dente do siso precisa ser extraído

Depende da situação, há casos que o crescimento do siso é incomum, há caso que o dente do siso pode “empurrar” os dentes e entortar a arcada. Há casos em que o siso causa desconforto com dores e há outros casos que os crescimentos deles não causa nenhum problema. Para isto tem que ir ao dentista para ele fazer uma radiografia, para ver se a necessidade de extração ou não.

5.Não precisa tratar dente de leite

Alguns pais podem achar que não precisa cuidar dos dentes de leite pois eles vão cair. Mas além de causar dor, uma carie no dente de leite pode infeccionar e prejudicar o dente permanente que virá no lugar.

6.Enxaguantes bucais podem substituir uma escovação

Não! Ele serve como um complemento. A escovação e o fio dental são os métodos mais eficazes de limpeza bucal. Sozinho, sem os dois primeiros passos, ele não tem utilidade alguma.

mulher-puxando-chiclete-com-o-dedo-dentes-brancos-e-batom-vermelho-1495486652260_v2_300x300

7.Chiclete sem açúcar auxilia contra a cárie;

Os chicletes sem açúcar não provocam as cáries, mas também não ajuda a preveni-las. A prevenção é feita somente com escovação e uso do fio-dental.