Transtornos de ansiedade podem afetar saúde bucal

Ansiedade-sob-controle

 

O transtorno que atinge um a cada seis pessoas no mundo, a ansiedade pode trazer muitos prejuízos a vida do indivíduo. Estresse, insônia, nervosismo e medo são sintomas muitos conhecidos, mas você sabia que pode prejudicar sua saúde bocal?

Quem sofre com o distúrbio, possui a mania que roer as unhas e as tampas de canetas, tendo mais chance desenvolver bruxismo, o habito de ranger e apertar fortemente os dentes – principalmente durante o sono.

esps-bruxismo

De acordo com um estudo israelense, realizado na Universidade de Tel Aviv, o bruxismo está associado a ansiedade. Pode até soar inofensivo, mas este habito causa dentes doloridos, soltos e muito desgastados. Em alguns casos mais graves pode prejudicar a mastigação, a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva.

Caso a ansiedade seja diagnosticada, é fundamental procurar um cirurgião-dentista para ser avaliada a necessidade do tratamento. Além da dor, sintomas como dor de cabeça, insônia e excesso de sensibilidade dentaria e até mesmo a fratura dental pode indicar a desordem funcional.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *