Os 10 Alimentos que mais mancham os dentes

mulher-sorrindoTer dentes saudáveis faz toda a diferença para abrir aquele sorriso. Mas quando você escova seus dentes após as refeições, passa fio dental, e mesmo assim o sorriso permanece amarelado? O problema pode estar nos alimentos ácidos e com forte pigmentação, que você está consumindo. Descubra quais são os vilões para os dentes brancos e saiba como fazer para mantê-los assim.

Inimigos dos dentes branquinhos:

Açaí: Evite excessos! A delicia de verão amados pelos brasileiros, pode atrapalhar, quem almeja ter o sorriso branco. Isto por que a cor forte e escura da fruta pode escurecer os dentes.

Beterraba: Apesar de ser rica em vitaminas e minerais, a sua pigmentação roxa, pode manchar a dentição.

Café: O tão querido cafezinho pode escurecer os dentes, ainda mais se for consumido diariamente.

Chá: Alguns tipos podem ser pior que o café, por causa das substancias naturais do que o chá é feito – chamados de taninos – são responsáveis pelas machas amareladas.

Limão: Embora não seja escuro, o ácido que está presente na fruta, pode potencializa a maior capacitação de pigmentos e mancha!

Mirtilos e Framboesas: Estes tipos de frutas com a pigmentação escura, pode provocar um tom escurecido para seu sorriso.

Molho Shoyu: O molho de soja é escuro, ácido e tem corante artificial. São característica marcante para corroer os esmaltes dos dentes.

Refrigerante a base de cola: Além da coloração artificial, são ácidos e atacam o esmalte e a dentina, além disso, a bebida tem excesso de açúcar, que ajuda no surgimento de cáries.

Vinagre Balsâmico: Assim como o shoyu, é escuro e podem manchar os dentes.

Vinho Tinto: Quanto mais escuro for o vinho, mas irá manchar. Além de ser uma bebida acida, que pode contribuir para desmineralização do esmalte, fazendo assim dentes mais escuros e mais sensíveis.

Não é necessário ser radical e parar de ingerir estes alimentos, a solução é evitar os excessos destes alimentos e escovar os dentes depois de consumi-los, se não for possível, recorra a um copo da agua. Algumas outras dicas são:

  • Coma uma maçã por dia, a função adstringente da fruta, é ideal para mante o esmalte dos dentes
  • Faça bochechos com água após ingerir alimentos com pigmentação forte
  • Visite seu dentista a cada seis meses, é o melhor caminho!
  • Caso seu dente já esteja amarelado, o dentista é o mais indicado, ele fara o tratamento necessário – limpeza, clareamento – para amenizar as manchas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *