Bactéria no Dente Causa Infecção Silenciosa no Cérebro de Renata Banhara

e4f37877a6f54efd556be08c80b45bd8_700x430
Internada desde a quinta-feira, 5 de abril, por conta de uma infecção grave no cérebro, a modelo Renata Banhara foi submetida a duas cirurgias nesta segunda-feira, 10 de abril, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo-SP. A modelo está internada na UTI devido a uma infecção grave no cérebro. Renata fez duas cirurgias no cérebro, uma do lado direito e outra do lado esquerdo além disso, um otorrinolaringologista aspirou a coleção de bactérias que estava alojada no osso facial. A modelo se recupera e tem reagindo bem aos medicamentos, mas não pode receber visitas.

Bactéria no Dente

shutterstock_572028532sA complicação toda ocorreu por causa de um dente na boca da modelo, que foi contaminado por uma bactéria que acabou indo para o cérebro. A modelo fez canal há seis anos, e o dente fechou, aparentemente sem problema. Devido a falta de manutenção e verificação da saúde bucal, o dente, em tese normal, fez um polo de infecção. Só que o mesmo não provocou febre, fazendo uma infecção sigilosa. A bactéria foi para os ossos da cabeça, que são leves, fez uma sinusite sem febre, secreção ou sintoma e essa sinusite criou outras bactérias. Tudo de forma silenciosa.

O fato de o paciente apresentar dor de cabeça é um importante sinal para identificar uma possível infecção causada por tratamento de canal. A falta de febre, secreção ou pus, pode acontecer, ou seja, um exame clínico ou de imagem não conseguiriam identificar a infecção. Mas, a dor de cabeça deveria ter sido diagnosticada para um tratamento de sinusite, onde seria possível descobrir a bactéria com base nos sintomas.

Outro sintoma que identifica uma infecção é o mau hálito. Quem tem mau hálito tem uma bactéria na boca ou na parte respiratória. São raros os casos em que uma infecção dentária migra para o cérebro. No entanto, 70% dos casos de sinusite podem migrar para o cérebro, alerta.

Portanto, o paciente que faz um tratamento de canal deve ficar atento aos sintomas de sinusite a fim de evitar complicações de saúde.  Outro problema originado pela infecção dentária é endocardite bacteriana, quando a bactéria entra na corrente sanguínea e vai para o coração. Nestes casos, o paciente tem febre alta e pode ter até parada cardíaca.

Infecção Cerebral

Como a bactéria migrou pra cavidade intracraniana, o procedimento médico teve que matar a bactéria dentro do cérebro, ou com antibióticos ou com uma abertura na cabeça para drenagem da substância purulenta. O processo de recuperação é lento.

Caso isso não seja realizado, a bactéria pode se disseminar para o resto do corpo, ocasionando uma infecção generalizada. O cérebro ficaria comprometido e a pessoa poderia ter até paralisia de algumas partes do corpo, podendo até matar.

É por isso que é importante realizar constantemente consultas odontológicas, para certificar-se de que tudo corre bem mesmo em casos em que o corpo não apresenta sintomas capazes de serem identificados e tratados. Não dê sorte para o azar, fale conosco, marque a sua avaliação e faça os acompanhamentos regularmente. A INTEGRARE é equipada com os melhores e mais modernos equipamentos e materiais odontológicos para garantir a vida do seu sorriso.