Cuidados especiais para você que usa aparelho ortodôntico

O uso de aparelhos ortodônticos para corrigir problemas na mordida durante o crescimento, desenvolvimento e amadurecimento, é um importante aliado para quem precisa ajustar a função mastigatória e quer ter um sorriso bonito. Entretanto o uso do aparelho pode tornar a higiene bucal um pouco mais difícil e, caso não seja realizada corretamente, aumenta ainda mais o risco de doença periodontal, cáries e outros distúrbios na cavidade oral.

Uma recente pesquisa encomendada pelo Instituto Datafolha, em parceria com o Conselho Federal de Odontologia, sobre saúde bucal mostrou que apenas 21% dos brasileiros estão em alguma terapia dental, sendo que destes, 6% estão em tratamento ortodôntico. Outro dado importante é que, mesmo em tratamento, 12% dos jovens de 25 a 34 anos continuam com problemas bucais, como doenças periodontais e de cunho ortodôntico.

“Notamos um crescimento considerável, nos últimos anos, do número de pessoas que querem se submeter a cuidados odontológicos, principalmente referentes ao uso de aparelhos para corrigir imperfeições na mordida, melhorar a saúde bucal e ter uma estética melhor. Porém o cuidado com a boca e os dentes não podem parar por aí. A higiene bucal é essencial nesse processo”, explica o Dr. Victor Rogerio, pós-graduado em Odontologia Estética e Reabilitação Dental e mestre em Ciências Cirúrgica Interdisciplinares na UNIFESP.

Para diminuir o risco das doenças bucais, que podem prejudicar ou interromper o tratamento ortodôntico, nada mais eficaz do que fazer uso frequente e correto do trio escova, fio dental e enxaguatório bucal. De acordo com a pesquisa, o costume de usar fio dental, enxaguante bucal e escovar a língua são mais altos entre os mais jovens – respectivamente, 66%, 58% e 93%.

O Dr. Victor Rogerio complementa: “Cuidados simples, mas contínuos, na higiene oral podem evitar problemas bucais. A escovação, no mínimo três vezes por dia, o uso do fio dental e de enxaguante bucal são alguns deles e devem ser praticados por toda a família”.

No dia a dia, quando não há tempo para uma higienização completa, é indicado, ao menos, o uso do antisséptico bucal, mas isso não se deve tornar uma rotina, já que o fio dental e a escova de dentes são insubstituíveis. É importante que o produto contenha flúor – para ajudar no combate à cárie dentária – e seja sem álcool – para não agredir os tecidos orais. “Os bochechos ajudam a reduzir a placa bacteriana e o mau hálito, atuando em toda cavidade oral e dentes. Para que seja eficiente, recomendam-se bochechos de aproximadamente 30 segundos e após o uso do antisséptico, não enxágue a boca e não faça ingestão de bebida ou alimentos por pelo menos 30 minutos”, completa o especialista.

Vale lembrar que o Cepacol Plus Advanced é o mais indicado para pacientes em tratamento ortodôntico por sua ação biflúor.

Como opção para os cuidados com a saúde bucal, a marca Cepacol® oferece a linha de enxaguatórios da linha de cuidados com a saúde bucal: Cepacol Original (250 ml e 500 ml): tem ação antisséptica e antibacteriana, que ajuda a combater os germes causadores de cáries, placa bacteriana e mau hálito; Cepacol Flúor (250 ml e 500 ml): diminui o aparecimento de cáries; Cepacol Menta (250 ml e 500 ml): mantém o hálito refrescante; Cepacol Teen Morango Ice (250 ml): boca limpa e refrescante – sua ação antisséptica e antibacteriana ajuda a combater os germes causadores de cáries, placa bacteriana e mau hálito, deixando sua boca mais saudável; Cepacol Sabor Tutti Frutti (250 ml): contém cloreto de cetilpiridínio, que fortalece o esmalte dos dentes e ajuda a combater os germes causadores de cáries, placa bacteriana e mau hálito; Cepacol Plus Whitening (500 ml): contém polímeros de ação branqueadora de alta performance, que removem as manchas dos dentes, deixando seu sorriso ainda mais branco – sua fórmula não contém álcool nem corante e Cepacol Plus Advanced (500 ml): com ação biflúor, que ajuda a remineralizar o esmalte e fortalece os dentes.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *